9 dicas para ser mais charmosa

by - novembro 02, 2016

Ser simpática, educada e pontual são características que fazem a diferença
A palavra charme é, muitas vezes, associada exclusivamente à aparência de uma pessoa ou à forma como ela se veste. Mas a verdade é que o fato de ser charmosa está muito mais relacionado a atitudes, à personalidade e aos valores de uma pessoa do que às suas características físicas.

Comentários como, por exemplo, “Fulano não é tão bonito, mas é muito charmoso” ou ainda, “Meu namorado não é o homem mais lindo do mundo, mas tem um charme que me conquistou”, entre outros, reforçam a ideia de que charme é muito mais do que beleza!

Vale destacar ainda que o conceito de charme é relativo. Por exemplo, você pode achar um colega de trabalho superinteressante e uma amiga de vocês não ter a mesma opinião a respeito dele. E vice-versa! Afinal, assim como no julgamento do que é mais ou menos bonito, existe uma infinidade de opiniões diferentes!

É preciso entender, sobretudo, que ser charmosa não significa, necessariamente, atrair a atenção de alguém do sexo oposto… Isso pode ser, na verdade, uma consequência. Afinal, uma pessoa charmosa carrega consigo características e atitudes que fazem com que ela se relacione melhor com os outros, independentemente de onde está (seja no trabalho, na universidade ou, simplesmente, numa festa). Dessa forma, a tendência é conquistar sempre mais amigos, colegas de serviço e, claro, paqueras!
PUBLICIDADE

Parece confuso?! Mas não é! De forma geral, ser charmosa se resume a: ser autêntica, ter opinião e não se deixar influenciar, mas sem se esquecer de respeitar o outro e tratar todas as pessoas de sua convivência com educação.

Mas se você ainda está com dúvidas sobre o fato de ser ou não uma pessoa charmosa, confira abaixo algumas dicas – simples, mas – que podem ajudar e muito. Assim, você descobrirá se tem agido naturalmente com charme ou se pode se esforçar um pouquinho mais para isso. Vale a pena se atentar!

1. Mostre interesse no que o outro fala
Foto: Thinkstock

Está conversando com um amigo no trabalho ou em um bar, por exemplo?! Lembre-se de olhar nos olhos dele quando ele estiver contando algo, isso mostra que você está interessada na conversa, independentemente de qual seja o assunto (pode ser um relato pessoal, um desabafo, uma opinião profissional etc.).
Afinal, não há nada mais desagradável do que a sensação de você estar dialogando com uma pessoa que está prestando a atenção em tudo ao seu redor menos no que você está dizendo, certo?
Por outro lado, poucas coisas são tão encantadoras quanto notar que a pessoa com quem você conversa (seja ela um amigo, uma amiga ou um paquera) tem um interesse verdadeiro em ouvir tudo aquilo que você está dizendo.

2. Faça perguntas
Foto: Thinkstock

Ouvir é fundamental, seja numa conversa informal entre amigos ou namorados, ou ainda, em uma reunião importante de trabalho. Além do ato de olhar nos olhos, uma maneira de mostrar interesse no que a outra pessoa está dizendo é fazer perguntas relacionadas ao assunto (claro, isso deve ser feito em momento oportuno, ou seja, sem que você precise interrompê-la).

Se uma amiga está contando, por exemplo, sobre um ex-namorado, você pode perguntar a ela quanto tempo durou o relacionamento ou ainda, dependendo da intimidade entre vocês, qual foi o motivo do término.

Caso a conversa sobre um antigo relacionamento seja com um colega de trabalho, com o qual você ainda não tem tanta intimidade, faça perguntas menos invasivas como, por exemplo, “você nunca mais a viu depois do término?” etc. O importante é usar de bom senso, levando em consideração o grau de amizade que existe entre vocês.

Se a conversa ainda for exclusivamente relacionada ao trabalho, tire todas as suas dúvidas em torno do assunto, realmente mostrando interesse no que está sendo falado.

Vale destacar que, em todos os casos dados como exemplo, a conversa deve ocorrer de forma natural. Afinal, uma pessoa charmosa não deve agir de maneira “forçada”.

3. Seja pontual
Foto: Thinkstock

Não importa se você está indo para o trabalho, para uma reunião ou, simplesmente, para um jantar com os seus amigos. Sempre que houver um horário marcado, respeite-o!

Pode parecer bobagem – especialmente no caso de encontros informais com os amigos ou namorado –, mas essa é uma atitude que realmente faz a diferença, pois nada mais é do que um sinal de educação e de respeito ao próximo (pontos fundamentais em uma pessoa charmosa)!

4. Faça elogios
Foto: Thinkstock

Isso não signifique que você precise andar por aí distribuindo elogios para todas as pessoas que encontra ao longo do dia: “Bom dia, Fulano, você está com uma cara ótima hoje”; “Olá querida, adorei sua roupa” etc. Isso, provavelmente, soaria como algo exagerado e algumas pessoas até desconfiariam da sinceridade de tais comentários.

Mas, se você reparar no novo corte de cabelo de um amigo ou paquera, e realmente aprovar o resultado, por que não dizer que gostou?!

Se achar que a ideia sugerida por seu colega de trabalho é realmente inovadora, não deixe de dizer isso a ele!

Elogios, quando sinceros e desprendidos de interesses individuais, são muito positivos e tornam qualquer relacionamento (de amizade, profissional, afetivo) muito mais prazeroso!

5. Pratique a empatia
Foto: Thinkstock

Empatia resume-se como a capacidade de se colocar, psicologicamente, no lugar do outro, para tentar sentir o que ele sentiria diante de determinada situação.

Claro, talvez, em algumas situações de grande sofrimento, por exemplo, você não consiga ter muita ideia de como a pessoa está se sentindo, de fato. Mas, com certeza, pode se oferecer para ouvi-la e ajudá-la no que for possível.

Praticar a empatia deixa subentendido ainda que você não deva fazer ao próximo aquilo que não gostaria que fizessem a você. Essa prática leva ainda a uma melhor compreensão das pessoas, fortalecendo qualquer tipo de relação e deixando o ambiente muito mais agradável.

E se a sua dúvida é: o que a empatia tem a ver com charme? Saiba que essa capacidade de se colocar no lugar do próximo é muito importante, pois cria em você uma qualidade que faz com que outras pessoas sintam-se acolhidas e seguras ao seu redor.

6. Tenha senso de humor
Foto: Thinkstock

Isso não significa fazer piadas o dia todo ou rir de tudo aquilo que contarem a você. Mas é um hábito que torna a sua rotina – e a de todas as pessoas com quem convive – mais leve e agradável.

Para isso, converse sobre assuntos informais, dê risada sempre que possível, faça brincadeiras (saudáveis) com amigos que você tem bastante intimidade e receba, de forma gentil e divertida, brincadeiras que eventualmente fizerem com você.

7. Seja simpática
Foto: Thinkstock

Não use sua educação apenas com as pessoas com quem você convive, seja gentil, sempre que possível, com seus conhecidos e até com desconhecidos! Que tal sorrir e trocar umas palavrinhas diárias com o porteiro do seu prédio, por exemplo? Ou oferecer ajudar a um idoso que demonstra dificuldades em carregar suas compras? Ou ainda, ceder sua cadeira, na sala de espera do médico, para uma mulher grávida?

Lembre-se de ser educada e simpática ao telefone, independentemente do local para o qual está ligando. No seu círculo de amizades, esteja sempre disposta a ajudar e a ouvir seus amigos. Quando estiver em uma festa ou balada e notar que algum conhecido da turma não está tão enturmado, puxe assunto e tente fazer com que ele se sinta mais à vontade.

Mas essas são apenas algumas sugestões! Ser simpática significa, sobretudo, ser gentil com todas as pessoas e estar sempre aberta a fazer novos contatos e/ou amizades.

8. Busque aprender sempre mais
Foto: Thinkstock

Você já parou para reparar que, provavelmente, toda pessoa que você conhece e considera charmosa gosta de conversar sobre os mais variados assuntos?! Isso porque inteligência, conhecimento, são fatores realmente encantadores.

Porém, demonstrar conhecimento sobre determinado assunto não significa, de forma alguma, ser arrogante. Interessante é aquela pessoa que conversa sobre o que tem domínio, reconhece o que ainda não aprendeu, fala sobre suas dúvidas e, principalmente, mostra que tem vontade de aprender sempre mais.

9. Vista-se bem
Foto: Thinkstock

Vestir-se bem não significa usar somente roupas de marca, mas, sim, se arrumar de acordo com o seu estilo, com suas preferências e levando sempre em conta a ocasião: trabalho, passeio, jantar, balada, festa etc.

E neste sentido, vestir-se bem também a torna uma mulher mais charmosa, já que é fundamental sentir-se bem consigo mesma, com a sua aparência, para ser uma pessoa mais confiante e, consequentemente, atraente.

Todas as dicas acima são importantes, mas, com certeza, a principal orientação é: seja você mesma! Nunca mude sua personalidade para agradar alguém ou para ser “bem aceita” em determinado ambiente, mas seja sempre flexível, educada e aberta a conhecer novas pessoas!

Font: www.dicasdemulher.com.br

E aí o que achou do post? Gostou? 
O que você faz para se sentir mais charmosa?
Me conta aí!!



You May Also Like

0 comentários